MENU
media

Queimadura é uma lesão na pele que poder provocada por sol, líquidos quentes, fogo, substâncias químicas e eletricidade. A gravidade da lesão pode ser avaliada de acordo com a extensão e profundidade e é importante para o correto cuidado da queimadura. As queimaduras mais difíceis de serem classificadas são as causadas por eletricidade, pois podem não apresentar danos superficiais e, no entanto causar lesões graves abaixo da pele.

As queimaduras chamadas de 1º grau a destruição dos tecidos é superficial (somente epiderme), causa vermelhidão, dor e inchaço. Não ocorre a formação de bolhas. Nas queimaduras de 2º grau ocorre a destruição de camadas mais profundas da pele, epiderme e derme. Causam dor mais intensa que nas queimaduras de 1º grau, ocorre formação de bolhas ou o desprendimento parcial ou total do tecido afetado expondo a derme. Nestes casos a cicatrização é lenta e pode deixar cicatrizes. Nas queimaduras de 3º grau, a profundidade é ainda maior. Ocorre destruição total da epiderme e derme, destruição de terminações nervosas e pode atingir a camada de gordura e até mesmo os músculos e ossos. É indolor e necessita de atendimento médico urgente.

Os procedimentos pós-queimadura irão depender do grau de classificação. Em queimaduras de 1º grau resfriar o local imediatamente, usar água fria e posteriormente aplicar cremes anti-inflamatórios. Em queimaduras de 2º grau não rompa as bolhas, elas são um curativo natural, limpe com soro fisiológico ou sabonete antisséptico e em seguida cubra com pomada antisséptica. Em caso de queimaduras de 3º grau e de 2º grau profunda o médico deve ser consultado imediatamente.

É importante não utilizar açúcar, pasta de dente ou outro recurso caseiro, eles podem causar complicações na lesão e dificultar o diagnóstico e o tratamento. Não tocar na área afetada e nem tentar retirar pedaços de roupas que por ventura estejam agarrados e procurar imediatamente atendimento médico. Nunca cobrir a queimadura com algodão.

  • Jul 11, 2018
  • Category: Bem-Estar
  • Comentários: 0
Comentários: 0

Sem comentários no momento =(

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado, fique tranquilo! *